post-thumb Qual modo de pesquisa melhor mede a opinião pública: Telefônica ou Presencial?

O viés metodológico dos Institutos de Pesquisa é inevitável. Entre todas as decisões tomadas pelos institutos de pesquisa, o modo de entrevista utilizado (presencial, telefônico ou online) é uma das mais influentes. Tentaremos então avaliar qual dos modos mensura melhor a opinião pública brasileira, analisando três fontes de dados diferentes.

Ver post
post-thumb Como avaliar a qualidade das pesquisas de opinião pública no Brasil?

Neste post discutiremos quais são as principais estratégias para mensurar a opinião pública, e em específico como realizar pesquisas eleitorais. Existem 3 modos de entrevista principais: presencial, telefônica e online. Todas têm suas vantagens e desvantagens, as quais serão discutidas tanto do ponto vista teórico quanto prático.

Introdução

O objetivo desse post é explicar alguns conceitos técnicos de pesquisas de opinião pública para quem não trabalha na área de pesquisa. Esses conceitos são importantes para compreender como as pesquisas são realizadas, e como as decisões metodológicas feitas durante a execução dessas pesquisas podem afetar a sua qualidade. Espero que os conceitos discutidos nesse post ajudem tanto pessoas com o objetivo de produzir pesquisas, quanto quem utiliza dados de pesquisas, a entender a dificuldade de fazer pesquisas de opinião, os potenciais problemas que podem ocorrer e quão bem a opinião pública pode ser representada por essas pesquisas.

Ver post
post-thumb Como decidir qual é a melhor estratégia para sair da quarentena?

Neste post discutiremos como escolher o melhor caminho a seguir para sair da quarentena. A decisão depende muito do peso que atribuiremos aos diferentes aspectos do isolamento social na sociedade no curto e no médio prazo: a salvação de vidas, a disponibilidade de leitos, a redução salarial e a saúde da economia em geral. Precisamos entender como esses aspectos se inter-relacionam e como impactam a nossa sociedade. Para isso criamos um app que consegue calcular a interação dos efeitos desses aspectos baseando-se no perfil demográfico da população brasileira de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD). Com esse app é possível simular o efeito das suposições do usuario a respeito do Coronavírus, e de diferentes cenários de flexibilização do isolamento social, na população brasileira.

Ver post
post-thumb O impacto das suposições nas previsões relacionadas ao Coronavírus (COVID-19)

Neste post discutiremos o impacto das suposições feitas pelos cientistas nas previsões relativas ao Coronavírus (COVID-19). Muitas suposições têm que ser feitas para se prever o futuro. Uma das mais importantes parece ser o percentual de pessoas que foram infectadas pelo vírus, mas não foram testadas. Para tentar avaliar o impacto dessa e de outras suposições, apresentaremos um modelo que contempla tanto a questão da sub-notificação quanto a demanda de leitos hospitalares.

Ver post
post-thumb Mitos e fatos sobre o álcool

Neste post discutiremos alguns mitos e fatos sobre o álcool, e como ele pode impactar a sua vida. As estatísticas apresentadas nesse post foram extraidas do filme da British Broadcasting Channel (BBC) sobre álcool, entitulado “The Truth About Alcohol.”

Introdução

Algumas semanas atrás assisti ao filme A verdade sobre o álcool no Netflix. É um documentário, que discute alguns mitos populares sobre o álcool, e apresenta as evidências científicas existentes para cada mito. Achei esse filme super interessante, e como estamos no final do ano, uma época onde as pessoas geralmente bebem mais álcool, achei que poderia ser um tema interessante para o último post do ano: além de ajudar a cuidar da saúde, pode também ser útil como conversa de bar!

Ver post