Eleições Americanas 2024

Panorama eleitoral por estado

Explicação do mapa

O PollingData acompanha as eleições americanas de Presidente no nível nacional e também por estado. O mapa interativo abaixo pode ser usado como menu para navegar em todos os pleitos acompanhados pelo site. As cores no mapa indicam qual dos principais candidatos a presidência (Biden e Trump) têm vantagem na disputa presidencial no estado, e também de quanto é essa vantagem. Ao clicar num estado, mostra-se o panorama eleitoral naquele estado. Para acessar uma lista com todas as eleições acompanhadas pelo site acesse esse link.

Panorama Político do Brasil Previsões das Eleições 2022

Índice de Governabilidade

Explicação do índice de governabilidade

O índice de Governabilidade mede a capacidade do poder Executivo de implementar sua agenda política, por meio da aprovação de suas proposituras no Congresso Nacional. O PollingData utiliza um modelo simples, o qual calcula o percentual acumulativo dos votos dos deputados que são coincidentes com a orientação do Governo em cada votação. São considerados apenas os votos em Projetos de lei (PL), medidas provisórias (MPV), Projetos de lei complementar (PLP) e em Propostas de emenda à Constituição (PEC) - ou seja, proposições sem voto nominal (simbólicas) não são consideradas. Também apresentamos o indicador de fidelidade partidária, que mede a chance dos deputados de um partido votarem de acordo com a orientação do presidente do seu partido. Esse índice é mostrado de forma agregada, para o conjunto de todos os partidos da base do Governo (AVANTE, MDB, PCdoB, PDT, PROS, PSB, PSD, PSOL, PT, PV, REDE, SD) e também para a oposição (CIDADANIA, NOVO, PL, PP, PSDB).

Histórico da Governabilidade

Explicação do histórico

Nesta seção permitimos a comparação detalhada do Índice de governabilidade entre todos os presidentes desde 2003. O tipo da proposição é importante nesta comparação, pois cada uma requer uma quantidade de votos diferentes para ser aprovada, ou seja, podem requerer mais força do governo para serem aprovadas. Projetos de lei (PL) e Medidas provisórias (MPV) precisam de maioria simples de votos favoráveis dos deputados presentes na sessão (desde que presentes pelo menos 257 deputados, o que corresponde à maioria absoluta presente); Projetos de lei complementar (PLP) precisam de votos favoráveis da maioria absoluta dos deputados (257 votos) e Propostas de emenda à Constituição (PEC) devem ser aprovadas pelo Plenário em dois turnos, com os votos de 3/5 dos deputados (308 votos). Nos gráficos abaixo, o intervalo é calculado considerando o índice de governabilidade apenas nos partidos da base do governo (superior) e da base da oposição (inferior).

Avaliação do Presidente

Explicação das medidas de avaliação

O modelo que calcula a chance de reeleição do Lula é baseado na aprovação (Aprova/Desaprova) pois na maioria dos países essa é a principal medida utilizada para avaliar o governo. No Brasil, entretanto, apesar da aprovação também ser utilizada, a medida mais frequentemente utilizada pelos Institutos de Pesquisa é a avaliação (Ótimo /Bom /Regular /Ruim /Péssimo). Por esse motivo o PollingData acompanha as duas medidas: se a última pesquisa de aprovação for recente, essa informação é utilizada para atualizar as chances de reeleição; porém se a pesquisa mais recente for de avaliação, ela é convertida em aprovação para ser utilizada na atualização do modelo de reeleição.

Viés metodológico (avaliação)

Explicação do viés metodológico

O PollingData utiliza um modelo de agregação simples, porém útil, para converter os resultados de todas as pesquisas divulgadas na mídia em estimativas diárias, sensatas, da intenção de voto (ou aprovação). Esse modelo além de levar em conta a dinâmica eleitoral, também considera outro fator muito importante: o viés metodológico dos Institutos de Pesquisa. Ou seja, esse modelo permite estimar o quanto as pesquisas de um determinado instituto estão acima ou abaixo da média do mercado (de pesquisas). Esse viés é inevitável, e ocorre por causa de diferentes escolhas metodológicas que são tomadas por cada instituto, como qual modo de entrevista usar, como desenvolver o questionário, como treinar da equipe de entrevistadores, como ponderar os resultados da pesquisa entre outras escolhas (nesse post discutimos com alguma profundidade como são feitas as pesquisas de opinião).


Pesquisas nacionais analisadas nesse ciclo eleitoral (com avaliação): 46
(de 13 institutos de pesquisa)
.
Pesquisa mais atual: 31/01/2024.

Não encontrou os resultados de alguma pesquisa no site? Avise a gente!
Quer entender um pouco mais sobre imparcialidade na divulgação de informações? Acesse esse post .

Fundador/Diretor metodológico: Neale Ahmed El-Dash

+55 (19) 99889-3939
Jurídico/Articulista Político: Ricardo Luigi Cuconati

+55 (19) 99761-1632